quinta-feira, 28 de abril de 2011

MG vai aumentar participação da agricultura familiar no PNAE

O estado de Minas Gerais vai aumentar a participação de produtos da agricultura familiar na alimentação de alunos das escolas públicas municipais e estaduais. De acordo com o Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a agricultura familiar mineira representa 79% dos estabelecimentos agropecuários do Estado, com 437 mil propriedades.

O objetivo é criar e coordenar ações para promover o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar. "Pretendemos dar maior visibilidade a este setor, que ocupa espaço relevante no contexto agropecuário, com a formulação de políticas públicas específicas, porque o segmento tem necessidades diferentes e segue uma lógica diferenciada em relação aos outros segmentos rurais", afirmou o subsecretário de Agricultura Familiar, Edmar Gadelha.

A agricultura familiar tem participação efetiva na produção dos principais produtos mineiros: leite (45%); milho (47%); café (32%); mandioca (84%); arroz em casca (44%), além de responder por 62% da geração de empregos no campo, empregando 1,2 milhão de trabalhadores.

Uma das principais ações da subsecretaria será aumentar a participação dos agricultores familiares no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com base na Lei Federal 11.947/09, que estabelece que 30% dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) devem ser usados para a compra de gêneros alimentícios produzidos pela agricultura familiar.

Fonte.: Agência Minas

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Inscrições abertas para a 8ª edição do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar

Foram abertas neste mês de abril as inscrições para a 8ª edição do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar. A premiação realizada pela ONG Ação Fome Zero tem como objetivo dar visibilidade às prefeituras que desenvolvem práticas criativas e inovadores do programa de merenda escolar para que elas sirvam de modelo a outras cidades.

É uma oportunidade que a equipe da merenda tem de mostrar o que faz. É também uma oportunidade de realizar uma auto-avaliação do seu trabalho, por meio do preenchimento do formulário inscrição.

A seleção e premiação dos municípios são feitos a partir de indicadores baseados na aplicação de recursos orçamentários provenientes do Programa Nacional de Alimentação escolar (PNAE) e da própria prefeitura, na qualidade nutricional da merenda oferecida, na participação dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE) e em iniciativas da administração pública que resultem na promoção do desenvolvimento local. Os municípios podem se inscrever via formulário em papel, distribuído pela Ação Fome Zero para todos os municípios brasileiros, ou pelo formulário eletrônico.

Neste ano o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar irá premiar 4 municípios em cada região do Brasil, totalizando 20 municípios: Médias e Grandes Cidades, Pequenas Cidades, Valorização Profissional das Merendeiras e Merenda Indígena e/ou Quilombola, além da categoria Projeto Destaque do Semiárido, onde participam todos os municípios brasileiros deste cenário geográfico. Serão ao todo 21 municípios premiados em todo o Brasil.

Na edição passada, inscreveram-se 1.340 municípios de todo o Brasil. Os inscritos recebem um Certificado de Participação e um Boletim de Desempenho com a descrição da avaliação sobre a execução do PNAE nos municípios participantes. Além disso, as experiências são divulgadas nos sites dos parceiros da Ação Fome Zero e no Observatório de Boas Práticas deste portal.

A cerimônia de premiação contou, em todas suas edições, com a presença do Presidente da República, de Ministros de Estado, empresários, gestores e profissionais ligados à alimentação escolar de todo o país.
As inscrições vão até dia 19 de maio de 2011.


Participe e mostre que a sua gestão faz a diferença!

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Prorrogadas inscrições para processo seletivo em Alimentação e Nutrição do Escolar

A Escola de Nutrição da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE/UFOP) tornam público, para conhecimento dos interessados, que foram prorrogadas as inscrições para o processo seletivo da 2ª Edição do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Alimentação e Nutrição do Escolar.

Confira os documentos:

Edital de Prorrogação

segunda-feira, 11 de abril de 2011

FORMAÇÃO - PÓLO UBERLÂNDIA

Prezados Membros do CAE e Nutricionistas Rt da Alimentação Escolar,

O CECANE/UFOP irá realizar sua próxima formação no pólo de Uberlândia, nos dias 03 e 04 de maio. Os convites estão sendo enviados via e-mail da Secretaria de Educação e as inscrições encerram-se no dia 20 de Abril.

Se você atua na Alimentação Escolar nos municípios próximo a Uberlândia e ainda não participou de nenhuma formação realizada pelo Centro Colaborador, envie sua solicitação para: cecaneufopmg@gmail.com.

Atenciosamente,

Joana A Reis
Nutricionista/Agente do PNAE
(31) 3559 1827/1806



terça-feira, 5 de abril de 2011

ERRATA EDITAL ENUT Nº 04, DE 05 DE ABRIL DE 2011

ERRATA EDITAL ENUT Nº 04, DE 05 DE ABRIL DE 2011

A Escola de Nutrição da Universidade Federal de Ouro Preto e o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar – CECANE/UFOP vem a público retificar o edital n° 04, de 05 de abril de 2011, que estabelece e divulga normas para o processo seletivo para a 2ª Edição do Curso de pós-graduação lato sensu em Alimentação e Nutrição do Escolar.

Alterar em parte o item 8. DA DOCUMENTAÇÃO - Observação:

Onde se lê: Não serão aceitas inscrições via fax e correio eletrônico. As inscrições via correios que apresentarem documentação incompleta ou que forem postadas após o dia 13/04/2011 serão automaticamente indeferidas. Leia-se: Não serão aceitas inscrições via fax e correio eletrônico.

As inscrições via correios que apresentarem documentação incompleta ou que forem postadas após o dia 15/04/2011 serão automaticamente indeferidas. Ouro Preto, 05 de abril de 2011. Prof. Dr. Marcelo Eustáquio Silva Diretor da Escola de Nutrição - UFOP

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DO ESCOLAR - CECANE/UFOP

A Escola de Nutrição da Universidade Federal de Ouro Preto e o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar – CECANE/UFOP tornam público, para conhecimento dos interessados, que se encontram abertas as inscrições do processo seletivo para a 2ª Edição do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Alimentação e Nutrição do Escolar.


DAS INSCRIÇÕES: serão realizadas no período de 11 a 15 de abril de 2011, pessoalmente, através de procuração ou pelos correios (via SEDEX, desde que postadas até o dia 15 de abril de 2011).




UNIDADE: Escola de Nutrição

DEPARTAMENTO: Nutrição Clínica e Social / CECANE/ UFOP

ÁREA: Saúde Coletiva/Especialização em Alimentação e Nutrição do Escolar


FORMAÇÃO/EXPERIÊNCIA EXIGIDA: Nutricionista com comprovada relação de trabalho atual (no momento da inscrição) junto ao Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, como servidor do quadro permanente da instituição que atue como responsável técnico por programas de alimentação escolar no âmbito municipal, estadual ou federal; ou nutricionista servidor do quadro permanente da instituição que atue junto ao Programa de Alimentação Escolar no âmbito municipal, estadual ou federal, concursado para exercício da atividade; ou nutricionista que esteja vinculado ao FNDE ou a um centro colaborador exercendo atividade de Agente do PNAE ou similar.


NÚMERO DE VAGAS: 30


DA DOCUMENTAÇÃO: O candidato deverá apresentar fotocópia dos seguintes documentos:

- Diploma de Graduação em Nutrição (frente e verso);

- Comprovante de registro no Conselho Regional de Nutrição competente;

- Comprovante de pagamento da anuidade do Conselho Regional de Nutrição competente, referente a 2011 (integral ou parcelada);

- Comprovante da vinculação empregatícia de que trata o item 4. FORMAÇÃO/EXPERIÊNCIA EXIGIDA deste Edital;


Curriculum vitae devidamente comprovado;

- 1 foto 3x4 colorida e atual;

- Identidade, CPF, título de eleitor, certificado de reservista (se do sexo masculino);

- Comprovante de endereço;

- Ficha de inscrição devidamente preenchida (anexo);

- Pré-projeto de monografia (em três vias impressas - roteiro em anexo).

- Comprovante de liberação do empregador para realização do curso, em papel timbrado e assinado pelo empregador (modelo em anexo).

- Termo de compromisso devidamente preenchido e assinado, afirmando compromisso com a conclusão do Curso.


Observação: Não serão aceitas inscrições via fax e correio eletrônico. As inscrições via correios que apresentarem documentação incompleta ou que forem postadas após o dia 15/04/2011 serão automaticamente indeferidas.



DA SELEÇÃO:


A seleção constará de:

- Prova de conhecimentos específicos: será realizada no dia 26 de abril de 2011, na sala 52 da Escola de Nutrição da UFOP, no horário de 10 às 12hs. A prova será de caráter eliminatório. O candidato que não obtiver pelo menos 60% de aproveitamento será desclassificado, não avançando para as etapas posteriores.

- Análise de Pré-projeto

- Análise de Curriculum vitae

- Entrevista.




DO LOCAL E DO HORÁRIO DAS INSCRIÇÕES: Secretaria de Pós-Graduação da Escola de Nutrição da UFOP, anexo à sala 54. Campus Universitário, Morro do Cruzeiro, S/N° - Ouro Preto/MG, CEP 35.400-000. Atendimento em dias úteis das 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.


INFORMAÇÕES: (31) 3559-1844 (falar com Graziela). E-mail: poscecane@gmail.com.

Segue abaixo o edital e anexos

Edital

FORMAÇÃO PÓLO JUIZ DE FORA

Prezados Membros do CAE e Profissionais Nutricionistas (RT) da Alimentação Escolar,

Informamos que o prazo das inscrições para participar da Formação em Juiz de Fora encerra-se amanhã.
Atenciosamente,
Joana A Reis
Nutricionista - Agente do PNAE
Ed. Permanente.

Fiquem atentos profissionais e Membros do CAE as inscrições para o próximo pólo de Uberlândia, termina dia 20 de abril.

contatos: 31 - 3559. 1806