segunda-feira, 25 de março de 2013

Prezados Colaboradores,

Encerramos o recebimento das inscrições da Formação em Alimentação e Nutrição do Escolar para Nutricionistas a ser realizada no município de Ouro Preto, nos dias 16 e 17 de abril. Estamos com todas as turmas fechadas, contando com a inscrição de 100 nutricionistas.

Agradecemos a todos e esperamos vocês aqui em Ouro Preto.

Aguardem por e-mail local do evento e hospedagem.

Atenciosamente

Anelise Andrade de Souza
Nutricionista
Agente do PNAE
CECANE UFOP

(31) 3559-1806

quarta-feira, 20 de março de 2013

18 de março de 2013
Pesquisa IBGE/MDS nos estados inclui segurança alimentar
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançaram na última sexta-feira, no Rio de Janeiro, a Pesquisa de Informações Básicas Estaduais (Estadic 2012).
É a primeira vez que o IBGE apresenta um estudo que avalia o quadro institucional e administrativo dos estados e do Distrito Federal. Até então, esse tipo de trabalho era voltado apenas para os municípios. A segurança alimentar e nutricional, a inclusão produtiva e a assistência social são os temas da pesquisa.
 
O objetivo do trabalho é consolidar uma base de informações sobre esses três temas nos estados e no Distrito Federal, com dados estatísticos e informações cadastrais atualizadas, representando um conjunto de indicadores de avaliação e monitoramento.

Clique aqui para acessar a pesquisa

Fonte: com informações da Ascom/MDS
16 de março de 2013
Relatório sobre segurança alimentar
é aprovado em comissão na Câmara
A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (13), por unanimidade, o relatório do deputado Nazareno Fonteles (PT-PI) que trata dos avanços e desafios das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional no Brasil.
O relatório apresenta fortes críticas aos agrotóxicos e organismos geneticamente modificados (OGM), os chamados transgênicos. O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) participou de todas as audiências públicas.
“Esperamos contribuir para que o Brasil, que hoje é referência no mundo nas questões dos direitos humanos e na alimentação, possa dar uma contribuição ainda maior. Agora que o país está vencendo a fome, esperamos que a questão do sobrepeso, da obesidade e as doenças que têm a ver com o uso do agrotóxico, façam parte da agenda Legislativa e do Executivo”, recomendou Nazareno.
Para o deputado, o relatório - que já havia sido aprovado na subcomissão criada para debater o tema – ganha maior relevância com a aprovação pela comissão de Seguridade Social e Família. “As propostas e sugestões, tanto para o Executivo (mais de 40) quanto para o Legislativo, que giram em torno de 15, passam a ter peso maior”, avaliou Nazareno, que é presidente da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional no Congresso Nacional.
As principais recomendações foram feitas ao Executivo. O documento atribui à segurança alimentar e nutricional a mesma importância que tem a política energética, o uso industrial e a irrigação no contexto da política hídrica. O texto também recomenda a expansão do Programa Cisternas, de modo a torná-lo capaz de atender todas as famílias que preencham os requisitos do Programa Água para Todos, bem como o fortalecimento e expansão da Política Nacional de Agroecologia, entre outros.
Na área Legislativa, o documento sugere que a Câmara priorize algumas proposições, entre elas, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 618/98), do Executivo, que inclui o patrimônio genético, exceto o humano, nos bens da União; o projeto de lei (PL 6680/09), do deputado Marco Maia (PT-RS), que inclui produtos extrativos no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e autoriza a subvenção de preços em apoio à agricultura familiar.

quarta-feira, 13 de março de 2013


Ofício Circular Ed Permanente: 54/2013– CECANE/UFOP
Aos Secretários (as) Municipais de Educação
Assunto: Formação de Nutricionistas da Alimentação Escolar e Capacitação de Conselheiros da Alimentação Escolar

Prezados (as) Secretários,
O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar – Universidade Federal de Ouro Preto – CECANE/UFOP realiza desde 2008 formações voltadas para atores do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com o objetivo de propiciar a todos uma melhor compreensão desta política, permitindo que se criem novas estratégicas para intervenções mais oportunas e criativas na resolução dos problemas diários, contribuindo para a garantia do Direito Humano a Alimentação e Segurança Alimentar e Nutricional no âmbito escolar. No ano de 2013 daremos continuidade às formações, com o módulo avançado dos assuntos que vem sendo tratados desde o ano de 2008.
Neste sentido, convidamos o seu município para participar da formação e capacitação que acontecerá no Polo de VITÓRIA nos dias 07 e 08 de MAIO de 2013, com a presença do Nutricionista Responsável Técnico do Programa no Município e de dois representantes do Conselho de Alimentação Escolar - CAE (podendo participar representantes de pais de alunos, sociedade civil e professores).
As despesas de alimentação e hospedagem são de responsabilidade do CECANE/UFOP.  Solicitamos apenas a contribuição do município quanto ao transporte do participante.
 FAVOR ENVIAR CONFIRMAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO ATÉ O DIA 19 DE ABRIL. Esclarecemos que o número de vagas é limitado e embora o prazo máximo seja 19 de abril solicitamos que nos envie o mais rápido possível. Não receberemos mais inscrições após o preenchimento das vagas.
Caso a data seja empecilho para que seu município participe, por favor, nos comunique para que possamos convidá-los para outro polo. As vagas geradas pela ausência de quaisquer participantes serão preenchidas por outro município, por isso o envio da ficha de inscrição no prazo estabelecido é imprescindível nas ações do CECANE.

Os municípios abaixo foram selecionados para participar da formação e capacitação. Caso seu município não tenha sido selecionado e haja interesse em participar favor nos enviar a solicitação por email.

Vitória, Vila Velha, Guarapari, Viana, Cariacica, Domingos Martins, Marechal Floriano, Alfredo Chaves, Anchieta, Piuma, Cachoeiro do Itapemirim, Marataizes, Presidente Kennedy, Atilo Vivaqua, Mimoso do Sul, Muqui, Jeronimo Monteiro, São José do Calçado, Itaperuna, Alegre, Castelo, Muniz Freire, Iúna, Irupi, Ibatiba, Brejetuba, Venda Nova do Imigrante, Afonso Cláudio, Santa Maria do Jetibá, Santa Teresa, Laranja da Terra, São Roque do Canaa, Fundão, João Neiva, Aracruz, Serra, Colatina, Linhares, Sooretama, Governador Lindenberg, Vila Valério, Jaguaré, São Mateus, Rio Bananal.

OBS: Aguardamos confirmação de recebimento deste e confirmação de comparecimento, através do e-mail: cecaneufopes@gmail.com ou telefone: (31) 35591806 – (Falar com Anelise Souza, Fabiane Alves ou Aline Testasicca).

Atenciosamente,
Margareth da Silva Corrêa
Subcoordenadora de Educação Permanente


terça-feira, 12 de março de 2013


Prezados, 

Gostaríamos de agradecer ao Colegiado do Território da Cidadania Alto Rio Pardo por apoiar o trabalho que será desenvolvido na região.
Agradecemos também: aos Agricultores Familiares, Extensionistas da EMATER, Nutricionistas e aos Gestores Públicos pela participação e enriquecimento do nosso trabalho na Oficina de Trabalho de Extensão: Agricultura Familiar e Alimentação Escolar - “Desafios e possibilidades na efetivação da Lei nº 11.947/2009 – Território Alto Rio Pardo”, ocorrida em Taiobeiras, na última quinta-feira (07/03/2013); e ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Taiobeiras por disponibilizar o local para realização da atividade.

Reforçamos que o CECANE/UFOP está à disposição para colaborar nos processos que envolvam a alimentação escolar. 

Atenciosamente,

Débora, Peterson e Ricardo


Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar - CECANE/UFOP
Universidade Federal de Ouro Preto - MG
(31) 3559-1806








segunda-feira, 11 de março de 2013


Prezados Colaboradores,
Informamos que o prazo de prestação de contas do exercício de 2011 e 2012 foi prorrogado para o dia 30 de abril de 2013, para os gestores (prefeitos e secretários estaduais de educação) prestarem contas no SIGPC.
Assim, o prazo para que o CAE emita o seu parecer conclusivo, consequentemente, foi prorrogado para 14 de junho de 2013 (45 dias após o envio pelos gestores), para ambos os anos.
 Qualquer dúvida encaminhar e-mail para contasonline.projetos@fnde.gov.br ou ligar para o 0800 616161.

Uma em cada três crianças está acima do peso no Brasil, segundo o IBGE


Em uma semana de campanha contra a obesidade infantil, dez milhões de alunos da rede pública, de 5 a 19 anos de idade, vão aprender como se alimentar bem, e ter hábitos mais saudáveis. 


Começa nesta segunda-feira (11) uma campanha contra a obesidade infantil nas escolas públicas de todo o Brasil. Os números do IBGE mostram que uma em cada três crianças está acima do peso.
Em uma semana de campanha, dez milhões de alunos da rede pública, de 5 a 19 anos de idade, vão aprender como se alimentar bem, e ter hábitos mais saudáveis. 
São apenas 12 anos de vida, 75 quilos, e algumas limitações. “Tem coisas que eu não consigo fazer porque eu sou gordo. Não consigo correr muito, não consigo jogar futebol muito bem, não consigo subir em uma árvore. Para emagrecer preciso parar de comer muito, fazer dieta, correr, fazer exercício”, conta Vitor de Araújo.
É isso que equipes de saúde vão mostrar em 30 mil escolas públicas do país. No ano passado, 16 mil passaram por um acompanhamento.
De cada dez adolescentes, dois estão acima do peso. A maioria, garotos. Entre as crianças, o problema é mais grave: de cada três, uma está obesa.
O excesso de peso pode provocar diabetes, pressão alta, problemas ortopédicos e psicológicos, como a depressão.
As principais causas da obesidade em crianças e adolescentes são a falta de atividade física e o excesso de comida industrializada, segundo o Ministério da Saúde, que comprovou também que quanto mais cedo eles recebem orientação, maior é a chance de reeducação alimentar.
Para a endocrinologista Jamilly Drago, resultado mesmo só se houver também mudança de hábitos em casa. “Exige mudança de hábitos de vida familiar. A obesidade infantil é diretamente proporcional à mudança do hábito dos pais, da família, e isso faz com que a prevenção ocorra já desde o nascimento dessa criança”, explica.
A taxa de obesidade da população brasileira, em geral, é de 15%. Menor que as do Chile e da Argentina, que são de mais de 20%, e que a dos Estados Unidos, que é de 25%. A meta é evitar que o país chegue a esses níveis.
“Precisamos agir agora em toda a população, mas com um olhar muito especial para nossas crianças e adolescentes. Evitar a construção de uma geração obesa no futuro para o nosso país”, afirma Alexandre Padilha, ministro da Saúde.
Os estudantes também vão fazer testes para avaliar como está a visão deles. Um problema que contribui muito para a evasão escolar e a dificuldade de aprendizagem.

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2013/03/uma-em-cada-tres-criancas-esta-acima-do-peso-no-brasil-segundo-o-ibge.html

segunda-feira, 4 de março de 2013


Prazo para prestar contas da alimentação escolar vai até 9 de março

Escrito por  Assessoria de Comunicação Social do FNDE
Prazo para prestar contas da  alimentação escolar vai até 9 de março
Termina no próximo sábado, dia 9, o prazo para estados, municípios e Distrito Federal prestarem contas dos recursos recebidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em 2011. Os gestores devem encaminhar os dados peloSistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC), também conhecido como Contas Online, disponível no portal eletrônico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Quem não cumprir o prazo pode ficar sem os recursos do governo federal para a alimentação escolar enquanto não regularizar a situação. O orçamento do PNAE para este ano é de R$ 3,5 bilhões, para beneficiar mais de 44 milhões de alunos da educação básica, incluindo o ensino de jovens e adultos.
Até o fim da tarde de ontem, 28 de fevereiro, mais de 3.900 prefeituras e 22 estados ainda não haviam prestado contas dos recursos da alimentação escolar no Contas Online. É bom frisar que o número pode ser modificado a qualquer momento, bastando que os entes enviem suas prestações de contas.
“A nossa expectativa é que os gestores municipais e estaduais possam enviar as prestações de contas até o dia 9, para que não haja suspensão dos repasses. Os novos prefeitos que ainda não têm senha do sistema devem entrar em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 0800616161”, disse Rafael Torino, diretor de Ações Educacionais do FNDE.
Após o dia 9 de março, os conselheiros da alimentação escolar, responsáveis pela análise inicial das contas, devem emitir seu parecer, aprovando ou não as contas, também por meio do sistema. Esse parecer deve ser enviado até 23 de abril ao FNDE, que vai então analisar as informações enviadas pelos conselheiros e gestores públicos.
O FNDE elaborou um guia de orientações para auxiliar os gestores estaduais e municipais no preenchimento da prestação de contas da alimentação escolar. Ele também está disponível no portal eletrônico da autarquia (www.fnde.gov.br).