sexta-feira, 26 de abril de 2013


FNDE Informa a todos que o primeiro acesso ao SIGECON pelos CAEs está liberado!
Os conselheiros deverão acessar o site do FNDE, no link “Sistemas” e acessar o link do SIGECON, para geração de senha de acesso.
Ressalto que o usuário é o CPF do presidente do CAE e a senha será gerada por ele próprio, após a confirmação de alguns dados necessários. Esclareço ainda que o FNDE não emitirá ou enviará nenhuma senha aos conselheiros!
As dúvidas sobre cadastro do CAE (caso os dados do presidente tenham sido alterados) deverão ser enviados aos seguintes contatos: 0800-616161 ou pelo email cae@fnde.gov.br.




terça-feira, 23 de abril de 2013

Prezados Nutricionistas e Conselheiros da Alimentação Escolar inscritos na Formação em Alimentação Escolar CECANE UFOP
Vitória
07 e 08 de maio de 2013

Enviamos por email hoje, dia 23 de abril a todos os inscritos local do evento e hospedagem.
Caso algum de vocês não tenha recebido, favor enviar solicitação de informações para o e-mail cecaneufopes@gmail.com

O evento terá início às 08:30h do dia 07 de maio de 2013.

Atenciosamente

Anelise Andrade de Souza
Nutricionista
Agente do PNAE
CECANE UFOP

segunda-feira, 22 de abril de 2013


Neste ano, o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar chega à sua 10º edição. Desde 2004, o Prêmio busca dar visibilidade às prefeituras que realizam uma gestão criativa, inovadora e, sobretudo, eficiente do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Em nove edições, 118 municípios espalhados pelas cinco regiões brasileiras já foram contempladas com o Prêmio e centenas de projetos bem-sucedidos chegaram ao nosso conhecimento.
Além de serem homenageadas durante uma cerimônia que ocorre em Brasília com a presença de Ministros de Estado e diversas autoridades, as prefeituras premiadas são convidadas a participar de vários eventos e têm sua experiência divulgada de diferentes maneiras, tornando-se uma referência nacional e, até mesmo, internacional quando o tema é alimentação escolar.
Nossa experiência revela que as gestões premiadas possuem uma característica em comum: um trabalho bem feito nunca é mérito de uma única pessoa, mas sim de um time determinado e comprometido, que coloca o bem comum acima de tudo. Esse time abrange desde o(a) prefeito(a) e os(as) secretários(as) municipais até todos aqueles envolvidos direta ou indiretamente com a alimentação escolar – coordenadores, nutricionistas, merendeiras, almoxarifes, motoristas, diretores, professores, conselheiros de alimentação escolar, agricultores familiares etc. E ganhar o Prêmio é uma ótima forma de reconhecer e valorizar o trabalho realizado por cada um.
Em 2013, vivemos um momento bastante desafiador em razão do advento das novas administrações municipais: há aproximadamente quatro meses no cargo, é compreensível que a maioria dos prefeitos ainda não tenha tido a oportunidade de examinar mais profundamente a importância do PNAE nem tenha tido tempo de obter informações mais contundentes sobre o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar.
O Prêmio sempre solicita dados referentes ao exercício findo. Exemplo: o Prêmio 2013 avalia como o PNAE foi executado em 2012. Como não estavam na prefeitura no ano passado, muitos prefeitos sentem-se desmotivados a inscrever seu município na premiação. Por isso, é importante salientar que o trabalho desenvolvido atualmente também tem grande peso na escolha daqueles que serão premiados.
Uma das principais etapas do Prêmio ocorre no ano corrente: as visitas técnicas aos municípios classificados como finalistas. Durante a visita, além de conferirmos os dados informados no momento da inscrição, nós conhecemos as escolas, experimentamos a merenda, conversamos com os responsáveis pela execução do PNAE etc. Ou seja, averiguamos o trabalho que foi realizado num passado próximo, verificamos o que foi mantido e examinamos os avanços alcançados. E um bom gestor sabe que os projetos e as ações que dão resultados e que beneficiam a população devem ser sempre preservados e aprimorados.
Assim sendo, faço um pedido: inscrevam sua prefeitura na 10º edição do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar! Ajudem-nos a traçar um panorama da alimentação escolar no Brasil! Mostrem seu compromisso em oferecer uma refeição de qualidade às crianças e aos jovens que estudam na rede pública de ensino de seu município! Participem!
 
Fatima Menezes
Diretora da Ação Fome Zero

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Agradecemos a todos os Nutricionistas participantes da Formação em Alimentação e Nutrição do Escolar realizada nos dias 16 e 17 de abril em Ouro Preto/MG e aos nossos monitores Ricardo, Daniela, Joyce e Flávia presentes.








Contamos com igual presença na próxima Formação que acontecerá para Nutricionistas e Conselheiros da Alimentação Escolar em Vitória/ES.

Anelise Souza
Nutricionista
Agente do PNAE
CECANE UFOP
(31)35591806

sexta-feira, 12 de abril de 2013


É inacreditável, mas a Monsanto e outras empresas deram as caras novamente. Essas empresas de biotecnologia sedentas por lucro acharam uma maneira de ter 'propriedade' exclusiva sobre algo que pertence a todos nós: nossa comida! Eles estão tentando adquirir patentes sobre os vegetais e frutas mais usados em nosso dia-a-dia, como pepinos, brócolis e melões, forçando os produtores a indenizá-los para produzir esses alimentos e podendo processar tais produtores caso eles não os indenizem.

Mas podemos impedí-los de comprar a nossa Mãe Terra. Empresas como Monsanto descobriram falhas na legislação Europeia para se dar bem, portanto precisamos fechar esses buracos antes que eles criem um perigoso precedente global sobre as patentes. Para isso, precisamos que países como Alemanha, França e Holanda -- onde a oposição está ganhando corpo -- peçam uma votação para acabar com os planos da Monsanto. A comunidade da Avaaz já mudou o curso de decisões de governos antes, e podemos fazer isto novamente. 

Muitos fazendeiros e políticos já são contra -- só precisamos agora adicionar um pouco do poder popular para colocar pressão nestes países e manter as mãos da Monsanto longe da nossa comida. Quando chegarmos a 1 milhão de assinaturas, a Avaaz pressionará os políticos a pedirem uma votação, e entregaremos nossa mensagem em uma impactante ação presencial na frente de toda a mídia. Assine agora e compartilhe com todos para assim criarmos o maior protesto em defesa dos alimentos que já existiu.


http://www.avaaz.org/po/monsanto_vs_mother_earth_loc/?fXpGZcb&pv=43


segunda-feira, 1 de abril de 2013

Prezados Nutricionistas inscritos na Formação em Alimentação Escolar CECANE UFOP/Ouro Preto 16 e 17 de abril de 2013

Enviamos por email hoje, dia 01 de abril a todos os inscritos local do evento e hospedagem.
Caso algum de vocês não tenha recebido, favor enviar solicitação de informações para o e-mail cecaneufopmg@gmail.com

O evento terá início às 08:30h do dia 16 de abril.

Atenciosamente

Anelise Andrade de Souza
Nutricionista
Agente do PNAE
CECANE UFOP