Neste ano, o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar chega à sua 10º edição. Desde 2004, o Prêmio busca dar visibilidade às prefeituras que realizam uma gestão criativa, inovadora e, sobretudo, eficiente do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Em nove edições, 118 municípios espalhados pelas cinco regiões brasileiras já foram contempladas com o Prêmio e centenas de projetos bem-sucedidos chegaram ao nosso conhecimento.
Além de serem homenageadas durante uma cerimônia que ocorre em Brasília com a presença de Ministros de Estado e diversas autoridades, as prefeituras premiadas são convidadas a participar de vários eventos e têm sua experiência divulgada de diferentes maneiras, tornando-se uma referência nacional e, até mesmo, internacional quando o tema é alimentação escolar.
Nossa experiência revela que as gestões premiadas possuem uma característica em comum: um trabalho bem feito nunca é mérito de uma única pessoa, mas sim de um time determinado e comprometido, que coloca o bem comum acima de tudo. Esse time abrange desde o(a) prefeito(a) e os(as) secretários(as) municipais até todos aqueles envolvidos direta ou indiretamente com a alimentação escolar – coordenadores, nutricionistas, merendeiras, almoxarifes, motoristas, diretores, professores, conselheiros de alimentação escolar, agricultores familiares etc. E ganhar o Prêmio é uma ótima forma de reconhecer e valorizar o trabalho realizado por cada um.
Em 2013, vivemos um momento bastante desafiador em razão do advento das novas administrações municipais: há aproximadamente quatro meses no cargo, é compreensível que a maioria dos prefeitos ainda não tenha tido a oportunidade de examinar mais profundamente a importância do PNAE nem tenha tido tempo de obter informações mais contundentes sobre o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar.
O Prêmio sempre solicita dados referentes ao exercício findo. Exemplo: o Prêmio 2013 avalia como o PNAE foi executado em 2012. Como não estavam na prefeitura no ano passado, muitos prefeitos sentem-se desmotivados a inscrever seu município na premiação. Por isso, é importante salientar que o trabalho desenvolvido atualmente também tem grande peso na escolha daqueles que serão premiados.
Uma das principais etapas do Prêmio ocorre no ano corrente: as visitas técnicas aos municípios classificados como finalistas. Durante a visita, além de conferirmos os dados informados no momento da inscrição, nós conhecemos as escolas, experimentamos a merenda, conversamos com os responsáveis pela execução do PNAE etc. Ou seja, averiguamos o trabalho que foi realizado num passado próximo, verificamos o que foi mantido e examinamos os avanços alcançados. E um bom gestor sabe que os projetos e as ações que dão resultados e que beneficiam a população devem ser sempre preservados e aprimorados.
Assim sendo, faço um pedido: inscrevam sua prefeitura na 10º edição do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar! Ajudem-nos a traçar um panorama da alimentação escolar no Brasil! Mostrem seu compromisso em oferecer uma refeição de qualidade às crianças e aos jovens que estudam na rede pública de ensino de seu município! Participem!