quinta-feira, 28 de abril de 2011

MG vai aumentar participação da agricultura familiar no PNAE

O estado de Minas Gerais vai aumentar a participação de produtos da agricultura familiar na alimentação de alunos das escolas públicas municipais e estaduais. De acordo com o Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a agricultura familiar mineira representa 79% dos estabelecimentos agropecuários do Estado, com 437 mil propriedades.

O objetivo é criar e coordenar ações para promover o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar. "Pretendemos dar maior visibilidade a este setor, que ocupa espaço relevante no contexto agropecuário, com a formulação de políticas públicas específicas, porque o segmento tem necessidades diferentes e segue uma lógica diferenciada em relação aos outros segmentos rurais", afirmou o subsecretário de Agricultura Familiar, Edmar Gadelha.

A agricultura familiar tem participação efetiva na produção dos principais produtos mineiros: leite (45%); milho (47%); café (32%); mandioca (84%); arroz em casca (44%), além de responder por 62% da geração de empregos no campo, empregando 1,2 milhão de trabalhadores.

Uma das principais ações da subsecretaria será aumentar a participação dos agricultores familiares no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com base na Lei Federal 11.947/09, que estabelece que 30% dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) devem ser usados para a compra de gêneros alimentícios produzidos pela agricultura familiar.

Fonte.: Agência Minas

Nenhum comentário: