terça-feira, 18 de junho de 2013

OFICINA REGIONAL DO PROGRAMA ESTRUTURADOR CULTIVAR, NUTRIR E EDUCAR



Cerca de 150 pessoas de 15 municípios do Vale do Rio Doce se reuniram nos dias 11 e 12 de junho em São João Evangelista para a Oficina Regional de Lançamento do Programa Estruturador Cultivar, Nutrir e Educar. Participaram do encontro representantes das Secretarias Estaduais de Educação (SEE), Saúde (SES), Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (CONSEA-MG).

O Programa Estruturador Cultivar, Nutrir e Educar tem como objetivo garantir o Direito Humano à Alimentação Saudável, Adequada e Solidária, contemplando o binômio Educação e Nutrição para os alunos das escolas públicas estaduais de educação básica, potencializando a alimentação escolar, fortalecendo a agricultura familiar e promovendo a educação alimentar e nutricional. 

A abertura do evento contou com a palestra do presidente do CONSEA-MG, Dom Mauro Morelli com o tema “Binômio Educação e Nutrição: Direito Humano à Alimentação Saudável, Adequada eSolidária”.  

Foram apresentadas ainda as palestras “Experiência Exitosa do Comitê Gestor Local de Minas Novas”, “Alimentação Escolar”, “Fortalecimento da Agricultura Familiar para o Abastecimento Alimentar” e “Estratégias Nutricionais de Promoção à Saúde”.


O Cultivar, Nutrir e Educar está vinculado à Secretaria Geral da Governadoria e sua gerência estadual é feita por meio do Comitê Temático de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CTSANS) em conjunto com as Secretarias de Estado da Educação, da Saúde, de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 

Em 2012, o Programa foi implementado em 45 municípios nas regiões Norte, Zona da Mata, Vales do Jequitinhonha/Mucuri e Rio Doce. 

Neste ano, serão mais 85 municípios, expandindo suas ações para as regiões Central, Centro-Oeste e Noroeste de Minas.      
Fonte: CONSEA MG

O CECANE UFOP agradece pela oportunidade de participar como ouvinte da oficina em São João Evangelista.




Nenhum comentário: