quarta-feira, 9 de outubro de 2013

http://www.ufop.br/index.php?option=com_content&task=view&id=13630&Itemid=196

Cecane realiza assessoria em alimentação escolar em municípios de Minas Gerais e Espírito SantoImprimirE-mail
08-Out-2013
Bruna Sudário 

O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição (Cecane) da UFOP vem, desde 2008, realizando o projeto de Assessoria em Alimento Escolar em municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo.


A ação é promovida em duas etapas: a primeira, com duração de três dias, na qual é realizado o diagnóstico das condições de execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), quando é elaborado um plano de ações corretivas para as inadequações encontradas. A segunda, após um ano, tem duração de dois dias, em que é averiguado o alcance das ações propostas anteriormente.

A seleção das cidades atendidas segue alguns critérios estabelecidos pelo Fundo Nacional. Segundo Luciana Marques, nutricionista do Cecane, o fato de a Escola de Nutrição (Enut) da UFOP ter se tornado um Centro Colaborador do FNDE é um marco na história da Universidade. “Isso representa o fruto de anos de intenso trabalho de nossa Instituição na área de alimentação, nutrição e saúde, por meio de trabalhos de pesquisa e extensão, desenvolvidos no estado de Minas Gerais, especialmente no Vale do Jequitinhonha e Mucuri”, ressalta.

Luciana afirma também que a Enut tem experiência e parceria com o governo do Estado de Minas Gerais na área da saúde, na qual eles participaram da implantação do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) em mais de 700 municípios. “A experiência da Enut, por meio do Cecane, vem colocar a UFOP como um 'braço' do governo federal na implementação de mais uma política pública, que é o Programa Nacional de Alimentação Escolar, em todos os municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo”, destaca a nutricionista. Neste segundo semestre de 2013, aproximadamente 50 municípios em MG e no ES serão atendidos. 

O Cecane – Criado na UFOP, em 2008, para atuar na região Sudeste, o Cecane consiste em unidades de referência e apoio constituídas para desenvolver ações e projetos no âmbito do PNAE, com estrutura e equipe para execução das atividades nas áreas de interesse prioritário e nas formas de atuação previstas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O Cecane possibilita a articulação entre pesquisa, ensino e extensão, propiciando aos alunos de graduação e de pós-graduação o conhecimento da realidade do País por meio de dados primários.

A formação de nutricionistas e outros profissionais que trabalham direta ou indiretamente com a cadeia alimentar e com o processo saúde-doença, com um perfil pautado no compromisso social e capazes de pensar e produzir pesquisas e ações públicas voltadas para a realidade nacional e internacional, também faz parte das ações.

Nenhum comentário: